Nesse semestre, o grupo de pesquisa Cidade e Trabalho, coordenado pela Profa. Vera Telles, programou uma sequência de seminários em torno de textos produzidos pelos seus pesquisadores, pós-graduandos do PPGS-USP, tendo por base suas respectivas dissertações/teses defendidas recentemente ou a serem defendidas nos próximos meses. Cada um dos seminários terá a participação  de um debatedor e será aberto aos alunos do PPGS e demais interessados.

Inaugurando as atividades, Tiaraju Pablo d’Andrea irá discutir sua tese de doutorado “A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo”.

Tendo por referência pesquisa recente sobre coletivos culturais na periferia de São Paulo,  Tiaraju d’Andrea pretende colocar em discussão quatro ordens de questões: quais são os sentidos e os significados que estão em jogo para o termo periferia; qual é a influência da atuação dos coletivos artísticos da periferia na formulação de um novo significado para o termo periferia; por que houve uma explosão de atividades culturais na periferia nos últimos vinte anos e; qual o caráter e o alcance da ação política desses coletivos artísticos.

Texto a ser debatido: “De uma nova subjetividade ao sujeito periférico” – capitulo 4 da tese de doutorado “A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo”, FFLCH-DS, 2013. Recomenda-se também a leitura da Apresentação e Introdução. O texto completo da tese está disponível para download no link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18062013-095304/pt-br.php

O Laboratório de Pesquisa Social – LAPS e PPGS-USP

Expositor: Tiarajú Pablo D’Andrea (PPGS-US)

Debatedora: Profa. Dra. Livia De Tommasi, UFF

Dia: 17/09 – 3a feira – Hora:  17:30 hs

Compartilhar com amigos
  • gplus
  • pinterest