“As ressonâncias da produção da cidade contemporânea no Rio de Janeiro e em São Paulo”.

Prof. Marcia Leite (PPCIS, UERJ)

Realização: LAPS/PPGS/USP e Projeto Temático FAPESP: “A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista”

Professora Responsável: Vera Telles.

17 de Agosto, às 14 horas. Sala 118

Nessa oficina, a Profa. Márcia Leite vai apresentar suas perspectivas analíticas mais recentes, fruto de suas pesquisas sobre os conflitos em torno da gestão da ordem na cidade do Rio de Janeiro. Em particular, os processos de militarização dos espaços populares a partir do contexto carioca atual: a crise do governos do estado do Rio de Janeiro e a realização dos jogos Olímpicos. Estarão sob análise as estratégias governamentais e não governamentais, sobretudo as do mercado, que se inscrevem no território tentando lidar com um conflito social que não mais pode ser equacionado pelas promessas da cidadania, das políticas públicas, urbanas e sociais, horizontalizadas e universais, e pela resolução da questão habitacional. O ponto crucial do trabalho de Márcia Leite são as ressonâncias entre a experiência fluminense e a paulista, buscando não uma simples comparação, mas destacar as continuidades e contextualizar as descontinuidades das formas de governo das cidades dos dois maiores estados do país.

Debatedores: Luiz Antônio Machado da Silva (IESP/UERJ) e Daniel Hirata (UFF)

 

Márcia Leite é professora do Depto de Sociologia da UERJ e coordena a Pós-Graduação em Sociologia Urbana do ICS/UERJ. No campo da Sociologia Urbana, suas pesquisa, em grande parte realizadas em favelas cariocas, tratam de temas pertinentes à formas de sociabilidade e ação coletiva, religião e política, violência, território e segregação. Além de diversos artigos sobre esses temas, Prof. Marcia Leite é curadora da Coleção Engrenagens Urbanas da Editora Mórula. É uma das organizadoras do livro Dispositivos Urbanos e Trama dos Viventes: ordem e resistências (FGV/FAPERJ, 2015) e do Dossiê Continuidades e Mudanças em Favelas “Pacificadas” publicado na Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e de Controle Social (vol.7, no. 4, 2014).

 

 

Compartilhar com amigos
  • gplus
  • pinterest

Postar um comentário